16 junho 2011

Você sabe como conservar suas maquiagens?

Você adora maquiagens e gasta a maior grana com elas? Então a última coisa que você quer é que os produtos durem pouco, certo? 


Assim, analisando sites que tratam de cosméticos, encontrei especialistas falando sobre dicas para mantê-los conservados. Eis as principais questões:

Como e onde guardar




Uma das regras mais importantes diz respeito ao armazenamento. Os itens jamais devem ser guardados destampados e em locais úmidos ou muito quentes, como, por exemplo, o banheiro. A mudança de temperatura e a umidade constante podem fazer com que a maquiagem dure menos. Quem dá a dica é o maquiador mineiro Lázaro Lambertucci. Para Lázaro, os pincéis devem ser colocados numa cartela própria para evitar que se deformem", orienta. Quanto ao cômodo da casa, o melhor local é o quarto.

Atenção à validade 




Não bastam os cuidados ao guardar, é fundamental prestar atenção nas datas de validade. "Além de não produzir o efeito esperado, o cosmético vencido pode ser um caminho livre para a proliferação de microorganismos. As fórmulas dos produtos utilizam conservantes para garantir sua funcionalidade e integridade, e a eficiência só é garantida pelo fabricante até o prazo estipulado na validade", complementa. 

Não empreste


A maquiadora Lígia Cabral, do Salão Mais Bonita, em Niterói, recomenda também não emprestar os produtos, principalmente os que são passados diretamente na face (sem uso de pincéis), como batom, gloss e corretivo em bastão. "Eles são de uso exclusivo e pessoal", sentencia. Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá, no Rio, lembra dos malefícios do mau uso: "Alguns produtos apenas perdem a qualidade, sem causar danos. Mas outros podem causar alergia, e, dependendo da textura, estimular a oleosidade ou, o oposto, causar ressecamento".

Se você usou uma máscara de cílios e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.



Pincéis merecem cuidados



Ferramentas importantes para uma boa maquiagem, os pincéis devem receber atenção especial. Lázaro  recomenda lavá-los, no mínimo, uma vez por mês, com água morna e xampu ou sabão neutro. Já as esponjas devem ser trocadas a cada 30 dias. Importante não guardar os pincéis molhados e colocá-los na horizontal, sob uma toalha, após a lavagem. Evite o uso do secador para acelerar o processo. Se você acha essa rotina cansativa, opte pelos aplicadores descartáveis, que funcionam bem e custam pouco (menos de R$ 5 um kit com seis unidades dos de sombra).

"Da época dos faraós até os dias atuais, muitas coisas mudaram nos produtos utilizados para dar cor e beleza ao rosto. Carvão, henna, terra e outros recursos naturais eram utilizados pelos nossos antepassados da forma como são encontrados na natureza. Na atualidade, com a indústria cosmética cada vez mais sofisticada, muitos insumos naturais ainda fazem parte da composição dos produtos, mas em suas fórmulas são acrescentados outros agentes que potencializam durabilidade e função". Justamente por isso é preciso cuidado com a conservação.

11 comentários:

Tanialeixo disse...

Olá Raquel!!!

Ótimas dicas! Eu não costumava prestar muita ateção nas datas de validade não.. Mas agora eu até evito comprar muita maquiagem para não ter perigo de estragar.

Beijooss
Até+
TaniaRibeiro
www.tanialeixo.blogspot.com
@tanialeixo

Unknown disse...

Linda cada post melhor q o outro... Parabéns mesmo!
Obrigada pelo carinho q sempre tem comigo e pelas dicas ótimas de como guardar minhas makes!!!
Bjooo

Lila Czar disse...

Meu mal é que nunca cuido a validade...
Lila czar
seviracom30.blogspot.com

Revista disse...

Super legal o post
A resenha ficou ótima
Um bom final de semana meninas.
Beijos
Guga Fernandes
www.meuestilogugafernandes.com.br

Geise Rodrigues Matiuzzi disse...

Descobri que faco tudooooooo errado com as minhas makes kkkkkkkkkk
:(
Vou seguir suas dicas!!!
Beijoo
Ge
gematiuzzi.blogspot.com

Andy Santana disse...

Boas dicas para as meninas que tem muitas maquiagens... beijos e bom final de semana.

Unknown disse...

Amei seu blog gata...
também sou de jotaefe e estou te seguindo...
se não se importar, vou colocar um link pro seu blog no meu ok???
bjocas!!!

Débora Mazetti disse...

Amei o post! Até que eu faço direitinho então! hehe Beijos

blog Usei Hoje disse...

Acho que não ando guardando direito ... tentarei mudar.


Beijos ...

Elaine
http://useihoje.blogspot.com

Hetane disse...

Oi Raquel , tudo bem?
Ótimas dicas.

Bjs

Ari Santos disse...

Adorei as dicas, super importante estar atenta a data de validade.
Amei o post!!
bju

www.mademoisellebahia.blogspot.com
Twitter: @mademoiselle_ba

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Sua participação é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...